Home
Você está aqui: Home » Nossa História

Nossa História

A SOCIEDADE DESPORTIVA e empresarial AFROBRASILEIRA BOLAMENSE FUTEBOL CLUBE, simplesmente, designada, BOLAMENSE FUTEBOL       CLUBE é sucessora da associação desportiva e recreativa RENOVO SPORTING CLUBE DE BRASILIA-DF, esta, por sua vez, sucessora da Associação Desportiva Armageddon fundada aos 10 (dez) dias do mês de abril de 1999, nesta cidade de Brasília – DF, onde tem sua sede e foro judicial.
O Bolamense Futebol Clube tem por finalidade: proporcionar a prática e a difusão do desporte em geral, e em especial do futebol profissional, incentivar os laços fraternais de cooperação e de solidariedade entre os povos e as instituições brasileiros e africanos, incrementar o laço cultural entre eles, proporcionar aos seus associados  a saúde física, a pratica  de futebol  de campo de categoria profissional e amador , do basquetebol, do voleibol, da natação, futebol de salão e de todas outras modalidades de esporte, levar a cabo  atividades recreativas que favoreçam o lazer e convívio social dos associados e da população em geral, oferecer assessoria técnica aos clubes e entidades de prática desportiva e de administração do desporto e das ligas desportivas do Brasil e da África, criar e manter   atividades de rádio-televisão,  edição de revistas, periódicos e livros  que veiculem  e divulguem atividades econômicas, sociais, políticas, científicas, criar e manter  instituições de pesquisa, ensino, artes,  etc.

Alguns porquês do nome bolamense futebol clube :

Somos  BOLAMENSES, por dois fatos e fatores fundamentais:

Primeiro porque  herdamos a  singularidade de  referência eterna  dessa ilha sui generis chamada Bolama, lugar que marca os seus filhos com transfusão de alma de luta,estudo, perseverança e vitória e  lhes dota de capacidade de resistência contra todos os oceanos e mares de dificuldades,  para que nunca venham a desistir de realizar os  seus sonhos, ainda que esses sonhos exijam  deles o mergulhar fundo nas ondas do inóspito, do hostil ou daquilo que os outros chamam de impossível. Lutar, estudar, trabalhar, enfrentar e Vencer ou Vencer, são as escatológicas condenações positivas de qualquer ilhéu Bolamense, esteja ele no seu País de origem ou em diáspora no Continente que estiver.

Segundo fato e fator de sermos e nos chamarmos BOLAMENSES, vem do compromisso “arquipelógico” que temos de reafirmar, através de nossas surpreendentes conquistas, que não há e não pode haver nenhum tipo de condicionamento adverso, seja ele de cunho social, econômico ou político que possa levar um povo a abandonar a si mesmo. Ser Bolamense é expressão que dita um sentido de expressão humanista axiológica e transcendente, cuja intensidade, talvez, só aquela forma respeitosa com que o bramido das ondas do mar oceânico, prostrando diante de nós, na nossa ilha, sabe explicar e justificar.

Sim, o Bolamense é  lutador, audaz, perseverante e vencedor! Quando ele bota o seu peito sobre as ondas do mar para da sua ilha apaixonada sair, a sua alma crava na sua mente um só desafio irrevogável e irretratável: o desafio de vencer ou vencer!
Este é o desafio que nos guiou e nos levou a nos afirmarmos no seio do futebol brasileiro, – o melhor futebol do mundo-, em meio a lutas e adversidades que só uma Onça Pintada sabe e pode enfrentar, com firme convicção, buscando trazer para o universo do SER aquilo que outros, sonhar sequer ousariam.

A ilha de Bolama, situada a nos Arquipélagos dos Bijagós, perdida no meio do Oceano Atlântico, á 200 milhas do continente, mesmo assim, talvez tenha sido um dos lugares pioneiros do mundo a ter contacto com o futebol. Essa ilha, inobstante ser parte integrante da ex-colônia portuguesa da Guiné, (hoje Guiné Bissau) na verdade, não foi descoberta pelos portugueses. Foram os ingleses, inventores do futebol, que primeiro ali chegaram  na sua epopéia colonizadora pela costa da África.

Nossas primeiras referências na mídia – ano de 2004

 

Ir para Cima