Home
Você está aqui: Home » banner principal » GUINÉ-BISSAU – pó kata bida lagarto

GUINÉ-BISSAU – pó kata bida lagarto

GUINÉ-BISSAU – pó kata bida lagarto

           Mais uma vez, a verdade histórica inserida no provérbio popular Guineense, de que PÓ KATA BIDA LAGARTO, toma corpo através  das articulações entre a ONU/UA/CPLP em torno da reposição da ordem constitucional, acrescida da  forte pressão da FRENAGOLPE para que CARLOS GOMES JÚNIOR, o Primeiro Ministro legítimo da Guiné-Bissau, possa regressar a Bissau com garantias de respeito à sua integridade física (e moral), incluindo o necessária exercício e  gozo da liberdade  constitucional de ir e vir.

            Na última semana, ouvimos mais um daqueles discursos esquizofrênicos de um tal auto-promovido general  golpista, insuflando ódio, intrigas tribalistas e futricas no seio militar de Bissau, contra a democracia. Vimos um tal mal nomeado Presidente interino, dar posse  “Precária”à um novo chefe do Ministério Público Guineense a quem ele deu uma missão específica e uma judicialização hitleriana, sem  respeito pelos princípios constitucionais da impessoalidade que devem nortear o exercício da Magistratura.

           Pé de bicilón, no seu jeito firme, suporta ventanias, secas e trovoadas por décadas sucessivas, balança, geme, mas não se despede da sua existência e nem os seus ramos e galhos ficam pelados sem folhas. Assim é a Guiné-Bissau, diante das afrontas por que tem passado há  três décadas. Nada, nada, nenhum eclipse impedirá o sol da democracia de assumir o seu norte justo e histórico na Guiné-Bissau.

Brevemente estará em Bissau uma força de estabilização com contingentes dos Países da CPLP e, enquanto isso, a ONU em conjunção com União Africana (UA) em colaboração com as forças políticas legítimas implementarão medidas  que  trarão mudanças significativas no atual estado  político-governamental da Guiné-Bissau, visando pôr fim à essa vergonhosa transição decorrente do golpe militar. Com isso e com o retorno a normalidade democrática,  poderemos dizer que o prejudicial isolamento internacional do País chegará ao fim.

Sobre o Autor da Postagem

Quantidade de Postagens : 378
Ir para Cima